eBazara™ - FRAUDE DE PHISHING

FRAUDE DE PHISHING

  1. O que é Phishing?

    Phishing é um acto levado a cabo por defraudadores com vista a ter acesso à sua informação privada e sensível, através de correios electrónicos que parecem ter sido enviados pelo eBazaraTM. Tais falsos correios electrónicos encorajam-lhe a clicar num link no mesmo correio, que conduz-lhe a um falso website, com uma aparência similar ao website autêntico do eBazaraTM. É concebido para recolher informação confidencial pessoal da sua conta, tal como seu nome de usuário, senhas de início de sessão e de transacções.

    Os correios electrónicos dos clientes são obtidos/adquiridos pelos defraudadores através desites não confiáveis onde o cliente possa ter revelado o ID do seu correio electrónico por meio de navegação casual ou tenha partilhado em salas de bate-papo, blogs ou listas de correio electrónico, etc.

  2. Como é que os defraudadores operam?

    Os defraudadores enviam correios electrónicos enganosos, que aparentam ter sido enviados pelo eBazaraTM, para um grande número de destinatários, com um tom de urgência, que exige acção muito rápida para verificar, actualizar, revelar a informação confidencial da sua conta, clicando num link que consta do mesmo correio.

    Logo que o destinatário clicar no link que figura no correio electrónico, o usuário é desviado para um falso website, com um aspecto similar ao website original do eBazaraTM. Ao cliente é apresentado um formulário da Web para divulgar a informação confidencial da sua conta, como nome do Usuário, Senha de Início de Sessão, Senha de Transacções e Número de Telemóvel.

    Logo que o usuário autenticar, sem notar, revela a informação confidencial da sua conta ao falso usuário dowebsite, poderá ser direccionado ao website autêntico doeBazaraTM para suprimir qualquer suspeita na cabeça do cliente. É desta forma como a identidade do usuário autêntico é comprometida.

    A informação confidencial da conta ou credenciais do usuário autêntico são, então, usadas pelo defraudador para aceder à conta do cliente a fim de efectuar transacções fraudulentas.

  3. 3. Como identificar um correio electrónico falso /phishing

    O defraudador pode usar o correio electrónico, nome de domínio, logotipo do eBazaraTMetc para dar uma aparência autêntica ao falso correio electrónico.

    Não confie no nome e na fonte que figuram no campo "De" do correio electrónico, dado que estes podem ser, facilmente, manipulados por defraudadores para semelhar-se a um correio electrónico válido do eBazaraTM.

    Frequentemente, tais correios são mal escritos e podem conter erros ortográficos ou gramaticais. Estes correios sempre vão encorajar-lhe a clicar num link para verificar ou actualizar a informação confidencial da sua conta.

    Os links que constam destes correios podem, por vezes, parecer autênticos, mas quando você move o cursor para eles, pode haver uma link subjacente/URL para um website falso.

  4. Como identificar um website contrafeito / falso?

    Verifique o URL da página Web (endereço da página Web) :

    A maior parte dos endereços das páginas Web contrafeitas / falsas começam por "http://" diferente da página do eBazaraTM que inicia por "https://" e não http://.

    Quando estiver a usar o website do eBazaraTM, assegure, sempre, de que o nome do domínio inicia por:



    Verifique, igualmente, a letra final "s" que garante a segurança da comunicação por meio encriptação entre a página Web e o visitante que a acede.

  5. Reportar Fraude ou phishing

    Se receber um correio electrónico que se diz ser do eBazaraTM, referente a actualização de informação sensível da conta como, nome do usuário, senhas de iniciar sessão e de transacções, número de telemóvel, informe-nos, reencaminhado o mesmo para. cybercell@ebazara.adc.co.mz

    Nunca forneça informação sensível da conta, como OTP, nome do usuário, senhas de início de sessão e de transacções, número de telemóvel ou dados pessoais, em resposta a um correio electrónico. Caso tenha inserido tal informação, informe-nos imediatamente.

    Caso note um website enganoso do eBazaraTM, comunique-nos, enviando um correio para. care.ebazara@adc.co.mz

    Seja por qual for o canal, redes sociais, telefone, correio electrónico ou correspondência por escrito, o eBazaraTM nunca vai lhe pedir para revelar os seus dados confidencias. Portanto, Gostaríamos de pedir a todos nossos usuários para que não caiam nas garras das tais ofertas / esquemas onde forem solicitados a fornecer qualquer da vossa informação confidencial! Por favor, não confiem nem façam transacções em ofertas listadas em páginas/aplicações não oficiais. Caso depare-se com tais links enganosos (especialmente em plataformas de redes como Facebook), por favor informe-nos, e nós vamos tomar as acções necessárias.

  6. Quando é que o eBazaraTM vai lhe contactar para solicitar informação pessoal ?

    Caso algum correio electrónico seja devolvido por erro de endereço, e nós não tenhamos registo de ter recebido uma solicitação de mudança de endereço da sua parte.
    Se você estiver em processo de tornar-se parceiro/agente/cliente nosso, e nós precisarmos de informação adicional.
    Se você for nosso parceiro/agente/cliente existente e não ter usado a sua conta para início de sessão durante um certo período de tempo, ou a sua conta de início de sessão estiver bloqueada.
    Caso haja suspeita de fraude na sua conta de início de sessão.

  7. Elementos essenciais do usuário que desempenham um papel activo na garantia da segurança da conta

    Altere a sua senha regularmente.
    Assegure-se de que a sua senha seja complexa - inclua números e caracteres especiais, bem com letras maiúsculas e minúsculas. Ou considere o uso de uma frase-chave ao invés de uma palavra-passe. Uma frase-chave é uma frase familiar que usa outros símbolos ou números para torná-la mais complexa. Por exemplo, a frase-chave de "polícia" pode ser p0lic!a.
    Nunca partilhe a sua senha ou ID de início de sessão com ninguém.
    Faça logout sempre que tiver terminado. Nunca desligue somente o seu computador ou clicar o X vermelho no canto superior.
    Assegure-se de que qualquer dispositivo electrónico que usa seja seguro e que tenha um antivírus actualizado.
    Faça verificação de vírus todos os meses e assegure-se de que o navegador e o sistema operativo que estiver a usar estejam actualizados com novos suplementos.

    Esperamos que isto ajude a todos usuários do eBazaraTM a fazer transacções com segurança na Web. Em caso de qualquer preocupação ou inquietação, para mais informação, estamos sempre atentos ao correio electrónico: care.ebazara@adc.co.mz

    Não hesite em escrever-nos, a qualquer momento.